TERMO DE GARANTIA

LEIA CUIDADOSAMENTE ESTE CERTIFICADO. MANTENHA-O SEMPRE AO SEU ALCANCE E CONSULTE-O SEMPRE QUE TIVER DÚVIDAS.

Os pneus comercializados pela LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA, possuem garantia de 5 anos para a 1ª Vida do Pneu contra anormalidades de fabricação, devidamente constatadas pelo técnico da LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA. O período de 5 anos é contado a partir da data da nota fiscal de compra do pneu.

A LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA. importa e distribui pneus para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, máquinas de construção civil e de mineração, e para empilhadeiras. Para tanto, faz acordos de distribuição exclusiva somente com fabricantes que atendem as normas e padrões dos organismos certificadores da qualidade brasileiros, norte americanos e europeus, para oferecer produtos de qualidade assegurada.

Para obter o desempenho adequado dos produtos e garantir a segurança de todos é necessário que as recomendações de utilização, montagem e manutenção sejam estritamente seguidas.

É importante também que o Manual do Proprietário de seu veículo/equipamento, seja consultado e que a compra e instalação dos produtos seja realizada somente em locais capacitados para lhe orientar adequadamente sobre a correta utilização e manutenção dos pneus.

O entendimento da Política de Garantia é fundamental para que tudo ocorra conforme procedimentos fiscais, financeiros, contábeis, legais e técnicos corretos, para que sua garantia não seja comprometida.

1. Conceito de Garantia

Todos os pneus, câmaras de ar e protetores comercializados pela LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA são cobertos por este Programa de Garantia. Os motivos pelos quais o cliente pode fazer o uso da garantia são:

  • Falhas devido ao processo de fabricação.
  • Falhas ligadas às matérias-primas empregadas na fabricação.

A garantia não cobre falhas dos pneus originadas de aplicação incorreta, má reparação, acidentes ou outros que não diretamente ligados à fabricação do produto. Caso o cliente identifique a ocorrência de um problema, dentro do prazo determinado da garantia, deverá procurar a LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA onde adquiriu o produto para que este encaminhe o mesmo para análise a ser realizada por profissional capacitado que emitirá um laudo técnico do resultado.

2. Prazo para Envio da Solicitação de Garantia

O prazo para envio de reclamação e do produto a ser analisado deve ocorrer no máximo 30 dias após a data da ocorrência geradora da reclamação no nosso sistema de garantia online. O cumprimento deste prazo é necessário para assegurar que o produto seja analisado antes que degradações no produto como oxidação das partes metálicas e de outros compostos provocadas por calor, umidade ou outros agentes externos inviabilizem a determinação da causa geradora da reclamação.

Excepcionalmente poderão ser aceitas Solicitações de Garantia com prazo de envio superior ao acima mencionado, caso a situação que levará o Revendedor ou Cliente a exceder este prazo seja formalmente comunicada ao departamento de garantia da LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA, antes do ocorrido por escrito e esta seja aceita.

3. Constatação dos Motivos Geradores da Garantia
  • Há dois modelos de inspeção ou levantamento técnico para a constatação do motivo de um problema nos produtos que podem gerar uma solicitação de garantia.
  • Técnico da LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA, analisa o produto por fotos e define o motivo do problema.
  • O produto precisa ser enviado para laboratório com equipamentos para análise detalhada do produto. Em qualquer dos casos, o resultado da análise será sempre fornecido pela LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA.
4. Condições e Termos da Garantia
  1. 4.1. O cliente deve fornecer todas as informações solicitadas no Formulário de Análise de Produtos Online – inclusive se houve acidente, avarias diretas ou intervenção de terceiros. As informações solicitadas são fundamentais para possibilitar uma avaliação correta do produto. A falta das mesmas pode impossibilitar a análise e, por consequência, o andamento do processo de garantia.
  2. 4.2. Caberá então ao Cliente enviar o produto e a documentação necessária para o Armazém Geral em Santos da LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA e o Cliente deverá arcar com os custos decorrentes de envio do pneu.
  3. 4.3. Todo pneu enviado para análise em garantia deve obrigatoriamente vir acompanhado de Nota Fiscal de Remessa para Análise de Garantia. Nesta deverá constar no campo de informações adicionais, o número e a data de emissão da Nota Fiscal de venda à qual o produto reclamado se refere. Isto é fundamental para que seja possível realizar o rastreamento do pneu.
  4. 4.4. A LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA não se responsabiliza por realizar a análise dos produtos reclamados em outro lugar que não seja dentro das dependências do seu Laboratório no Armazém Geral ou outro local indicado por ela, pois são necessários equipamentos e instalações adequadas para a realização da análise.
  5. 4.5. Nos casos de o defeito não ser originário dos motivos pelos quais o cliente pode fazer uso da Garantia o produto não será substituído e a devolução do mesmo será custeada pelo cliente. Será feito um prévio orçamento informando o prazo e valor do (s) serviços (s) de transporte.
  6. 4.6 Caso o dano seja realmente passível de garantia, o revendedor ou o cliente não terá o custo de envio do pneu de reposição de garantia.
5. Multa sobre Pedido de Garantia

Na hipótese de algum Revendedor agir de má-fé em qualquer procedimento referente ao procedimento de garantia, caracterizando tentativa de obter vantagem indevida ou desleal, será cobrado uma multa no valor de 10 vezes o valor total do produto que está sendo reclamado. Critérios que são considerados má-fé:

  • Constatação de que o produto em questão já foi enviado anteriormente para solicitação de Garantia e teve laudo de análise negativo.
  • O produto enviado para análise não é o mesmo descrito no documento fiscal.
  • Falsificação dos dados do Formulário de Análise de Produtos.
  • Solicitação de garantia de produtos não importados e distribuídos pela LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA.
  • Envio de Produtos não cobertos pela Garantia por motivo de desgaste natural.
6. Casos não Cobertos pela Garantia

A Garantia deixa de ter validade quando forem constatados danos originários de:

  • Avarias acidentes: quebra por impacto, furos, rasgos, bolhas laterais, etc.
  • Calibragem da pressão de ar incorreta.
  • Desbalanceamento incorreto do conjunto pneu e roda.
  • Montagem em rodas inadequadas ou malconservadas.
  • Cargas excedendo o permitido para os pneus e/ou para o veículo.
  • Cuidados inadequados com o veículo: desalinhamento do sistema de direção, mau funcionamento dos componentes dos sistemas de suspensão e freio.
  • Adaptações que alterem a configuração original do veículo.
  • Montagem de pneus e rodas com medidas não compatíveis com o veículo.
  • Uso de pneus com capacidade de carga e velocidade não compatíveis com o veículo e/ou aplicação do pneu em serviços, superfícies ou posição inadequada no veículo.
  • Uso de equipamentos e/ou processos inadequados para montagem e desmontagem.
  • Influências do meio ambiente.
  • Uso em competições ou outras aplicações legalmente proibidas.
  • Reparações
  • Adulterações do produto ou montagem incompatível, por exemplo, pneus sem câmara montados em rodas para pneus com câmara.
  • Degradações provenientes de contato com produtos contaminantes como derivados de petróleo e outros agentes químicos.
  • Uso de protetores e câmaras e ar não compatíveis com o pneu ou sem condições de uso (com excesso de reparos, envelhecidas, etc.)

Não há obrigação de garantia:

  • Se por motivo de adulteração, raspagem ou danos diversos dados inscritos no pneu como DOT e Serie, Índice de Carga e Velocidade e outros estejam ilegíveis.
  • Se o comprador não tiver seguido as indicações referentes a manuseio, manutenção e cuidados para o objeto da compra (p.ex.: Instruções de Operação).
  • Desgastes ocasionados pelo tempo de uso ou danos ocasionados pela degradação normal devido ao envelhecimento natural dos pneus.
  • Pneus não distribuídos ou comercializados pela LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA.
7. Armazenamento dos Pneus

A armazenagem de pneus deve ser feita em local seco e livre de matérias químicas. Os pneus devem ser limpos e cobertos a fim de evitar o acúmulo de água e a proliferação de insetos. A armazenagem por períodos superiores a quatro semanas deve ser feita na posição vertical, em prateleiras com altura mínima de 10 cm do solo. Veículos que permaneçam parados por longo período devem ser suspensos por cavaletes, para evitar deformações nos pneus.

8. Substituição Obrigatória dos Pneus

Os pneus devem ser imediatamente substituídos se apresentarem:

  • Bolhas ou cortes nas laterais (costados).
  • Avarias nos talões.
  • Sinais de envelhecimento de materiais (ex.: rachaduras).
  • Cortes ou furos não reparáveis na banda de rolagem.
  • Quando atingirem o nível máximo de desgaste TWI
9. Custos Indiretos
 Custos Indiretos não são reembolsáveis via garantia. São considerados custos indiretos: telefones, despesas de viagens, lucros cessantes, custo de aluguel veículos, tarifas de pedágio, deslocamentos, guincho, etc.

 

10. Valorização dos produtos substituídos em garantia

Para efeito de ressarcimento do valor dos produtos passíveis de garantia, será considerado o valor de faturamento e se dará em novo produto equivalente ou desconto na próxima compra. O valor do crédito do cliente será calculado como segue:

  • Desgastes de 0% a 20%: substituição integral do produto.
  • Desgastes de 21% a 100% - reposição proporcional respeitando o limite TWI de escultura remanescente, cobrança proporcional. Ex.: se o pneu apresentar um desgaste de 50% na banda de rodagem, serão cobrados 50% do preço pago pelo pneu na data da compra do produto reclamado. O valor será cobrado sobre o preço de venda do pneu ao consumidor, referente ao dia da entrega em substituição, com seus respectivos tributos.
11. Prazo para Emissão do Laudo de Análise

A LGN DISTRIBUIDORA DE PNEUS LTDA deverá emitir o Laudo de Análise em no máximo 30 dias após o recebimento do produto para análise em garantia no seu Laboratório no Armazém Geral ou outro local indicado por ela, desde que os procedimentos mencionados anteriormente sejam cumpridos.

12. Os termos de garantia citados nesse documento se encontram aparados no manual/publicação ALAPA, neste endereço:

(http://alapa.org.br/alapav01/portugues/home/home.aspx)